Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC Akiba Space Akiba Games BMA

Dicas de preparo dos mangás para o BMA

Antes de enviar seu mangá para o Brazil Manga Awards, preste atenção nas dicas a seguir para garantir que seu trabalho seja adequado para publicação.

História e personagens originais

A história e as personagens devem ser originais, ou você deve ter direito de usá-las (por exemplo, quadrinizações de obras literárias de domínio público estão dentro das regras). Obras plagiadas serão automaticamente desclassificadas.

As histórias devem ser fechadas, do tipo one-shot. Como o objetivo é publicá-las em uma coletânea, elas devem ser interessantes e compreensíveis isoladamente.

Sentido de leitura ocidental

Como serão mangás brasileiros, os trabalhos enviados para o BMA devem estar no sentido ocidental de leitura (da esquerda para a direita), como outros quadrinhos nacionais.

Número de páginas e capas

Os mangás devem ter entre 24 e 32 páginas no total, todas em preto e branco (o que inclui retículas e tons de cinza). Se houver capas, ilustrações de início, páginas de crédito ou qualquer outro conteúdo que não seja a história em si, elas ainda serão contadas dentro do limite de 32 páginas. Quando entrarmos na produção da capa para a coletânea, contataremos os selecionados para convidá-los a enviar suas ilustrações coloridas.

Técnicas e materiais

Você pode usar as técnicas e materiais que quiser para produzir seu mangá para o BMA. Vale nanquim e bico de pena, esferográfica, pintura a óleo, desenho digital com tablet, o que você preferir. O que importa é o resultado final, em que avaliaremos entre outras coisas a qualidade do traço e a arte final do desenho. Mas tenha em mente que os mangás são, em geral, produzidos em preto e branco, e é assim que publicaremos os melhores trabalhos. Use esta característica a favor da sua obra.

Tamanho e formato

O formato das páginas deve ser proporcional a 135 mm de largura por 205 mm de altura (é o mesmo tamanho padrão dos mangás JBC). Adicione 5 mm de sangria quando for necessário. De preferência, crie sua arte em tamanho maior (mantendo as proporções), para que não haja perda de qualidade no processo de publicação. Para ajudar, oferecemos um template em tamanho A4 para download; basta seguir as guias que já têm as medidas corretas (veja abaixo os detalhes).

Baixar template em PDF
Template tamanho A4
Tamanho de corte da página
Área sugerida para os quadros
Página com sangria

Sangria? O que é isso?

Calma, não tem a ver com sangue. Em revistas e mangás, quando queremos que uma imagem vá até a borda da página, na verdade essa imagem precisa ir além dos limites da página. Essa margem extra, então, é cortada para que o papel fique com o tamanho final. Parece um desperdício, mas isso é necessário porque as máquinas que cortam as revistas para seu formato final podem variar um ou dois milímetros. Sem essa margem extra com imagem, as bordas da página poderiam ficar com falhas brancas.

Arte com sangria
Área de corte
Página cortada

Perguntas

Posso mandar meu mangá por e-mail / deixar na recepção / enviar por teletransporte?
Desculpe, mas não. Apenas por sites que permitem baixar o seu trabalho por um link (envio digital).
Por que preciso enviar a Ficha de Inscrição e cópias autenticadas do RG e CPF pelos Correios mesmo enviando o meu mangá pela internet?
Porque precisamos da sua assinatura nas Fichas de Inscrição e cópias autenticadas do seu RG e CPF. Como o concurso envolve direitos autorais, que são um assunto sério, precisamos nos certificar de que você realmente concorda com os termos do BMA.
Eu não sei desenhar. Posso participar?
Claro que pode! Você pode escrever o roteiro e formar uma dupla com um desenhistas. Já deu certo, na ficção e na vida real! ;)
Posso participar com trabalhos já publicados em outros lugares?
Não. Afinal, se é um mangá que já foi publicado, qual o sentido de publicarmos de novo?
Eu quero usar personagens conhecidos, mas é uma paródia, não um plágio. Posso?
Cuidado, esse é um terreno pantanoso. Se for uma clara homenagem com personagens e história próprias, como por exemplo os Combo Rangers, ótimo! Mas se houver qualquer dúvida sobre a originalidade do seu mangá, ele pode ser desclassificado. Pense em remix, não em cópia.
Eu tenho uma idéia ótima para um yaoi / erótico...
Não temos nada contra, mas não pode ter representações explícitas de sexo nem de violência extrema. Como o objetivo é publicar uma coletânea para divulgar os melhores trabalhos, não queremos limitar nosso público com um selo de "proibido para menores de 18 anos".
Eu vou ter que ceder todos os direitos do meu trabalho para vocês? O_o
Não. Apenas precisamos que você nos ceda os direitos de publicação do seu mangá para podermos, bem, publicá-lo. Nós teremos direitos exclusivos apenas sobre a obra específica que você enviar para o concurso. Os personagens e o mundo que você criou são seus e você pode fazer o que bem entender com eles, inclusive publicar novas histórias por outras editoras. Mas se acharmos seu mangá muito bom, queremos conversar com você antes, hein? ;)
Não vai ter prêmio em dinheiro? T_T
Infelizmente não. Nossa intenção com este concurso é revelar novos talentos, divulgar trabalhos bacanas e, quem sabe, ajudar a criar um mercado de mangás made in Brazil. Estamos apostando em títulos inéditos cujo retorno ainda não sabemos qual será, e para isso vamos bancar os custos de edição, impressão e distribuição. Também estamos estudando outras formas de premiação, aguarde novidades!

Tem mais perguntas? Mande um e-mail para bma@editorajbc.com.br e a gente vai tentar te responder, ok?