Falando Sobre 'Maria'

Conheça um pouco do que os avaliadores do BMA falaram sobre o mangá 'Maria' e veja algumas dicas.

Maria é um dos mangás vencedores da segunda edição do concurso BMA (Brazil Mangá Awards) e foi publicado no Henshin Mangá Vol. 02.

A narrativa apresenta elementos da cultura brasileira, desde o folclore até nos nomes dos personagens. Somos apresentados a uma pequena lobisomem que protege sua vila e família antes mesmo de se proteger.

As discussões dos avaliadores em torno de Maria são justamente com relação ao contexto de narrativa vs. Arte, o que não impede que muitos sintam o quanto a história é boa.

“Com boa narrativa e arte agradável, Maria é uma viagem. A aventura da ‘Lobsomem’ e seus 6 irmãos prende e deixa espaço para continuação”, comenta Marcelo Bouhid.

Apesar da arte suave e bem trabalhada, segunda  avaliação de Arnaldo Oka o mangá ainda peca em alguns elementos “Quando finalmente começamos a conhecer a heroína, seu poder e suas motivações… Ela simplesmente resolve abandonar essa vida e deixa o leitor a ver navios.”,  declara Oka.

Por outro lado, tanto arte quanto narrativa agradaram aos olhos de outros avaliadores, principalmente aqueles que notaram a evolução do autor “Eu lembrava da personagem do 1º BMA, e na hora também me recordei que tinha sido uma história bem classificada. Fiquei bem contente de ver a evolução do autor de um ano para outro”, declara Cassius Medauar, em sua avaliação.

“Em poucas páginas, a história nos envolve na vida dos personagens, cria um clima emocionante e resolve tudo de forma satisfatória.”, avalia Guilherme Kroll.

Dentre as avaliações, temos também a presença de quem apoia o uso de elementos nacionais durante a narrativa dos quadrinhos.

Maria ainda é muito elogiado pela coragem de misturar ideias e folclore nacional “Há quem diga que fazer mangá é ‘Submissão ao estrangeiro’ (…) está história prova que não”, declara Marcelo Cassaro em avaliação.

Confira você também a obra completa e deixe sua opinião sobre Maria e os outros mangás publicados.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.